Performance

Acústica e Design
Limitar a reverberação (eco) em lugares públicos, sejam eles bares, restaurantes, instalações desportivas, auditórios, salas multiusos ou escolas, é muito importante para que se possa desfrutar confortavelmente das atividades desenvolvidas nestes ambientes. Este desempenho funcional, a absorção de ondas sonoras, pode ser proporcionado por materiais que, pelas suas características, forma, tamanho ou cor, também se integrem no design do interior do espaço. Os painéis de CELENIT podem oferecer, pela sua versatilidade, grandes opções criativas em revestimentos fono-absorventes, de grande performance, tanto em paredes como em tetos ou em barreiras acústicas.

Absorção Acústica
A absorção acústica serve para controlar a reflexão do som dentro de uma sala, enquanto que o isolamento acústico serve para controlar a transmissão do som entre espaços adjacentes. A absorção de som (fono-absorção) é, então, a capacidade de um material dissipar a energia de som e a sua conversão em calor. Parte desta energia incidente é reflectida sobre a superfície do absorsor, enquanto que a outra parte é absorvida e convertida assim em energia térmica.
Através de uma absorção sonora precisa, obtêm-se um ambiente confortável, com excelente acústica, de impecável reverberação (eco) e/ou concentração acústica.

Existem três principais métodos de absorção acústica, ou seja, por porosidade para absorção, por membrana de ressonância e por absorção de ressonância em cavidade. Considerando o primeiro, é útil saber os seguintes conceitos:
- Porosidade: é a proporção entre o volume de poro e o volume total do material. A absorção depende, portanto, da densidade e da espessura do mesmo.
- Resistência ao fluxo: parâmetro que indica as dificuldades enfrentadas pelo ar ao atravessar o material absorvente.
- Transparência acústica: a capacidade do material absorver ar em vibração.

Em conclusão, a absorção sonora de um material poroso, deve permitir que uma onda de som possa penetrar com facilidade na sua estrutura e criar um atrito interno capaz de dispersar essa energia em forma de calor, ou seja, deve possuir uma elevada porosidade e uma baixa resistência ao fluxo. Pelo contrário, para conseguir uma maior fricção e dissipação, é necessário aumentar a resistência ao fluxo, no entanto, ao fazê-lo, aumenta da mesma forma a energia reflectida directamente na superfície do material. Por conseguinte, é necessário obter o melhor compromisso possível destas características.

Reverberação
A absorção acústica total de um ambiente pode ser avaliado a partir das propriedades de absorção sonora das superfícies que o constituem derivados experimentalmente a partir da medição do tempo de reverberação, definido como o intervalo de tempo necessário para se obter uma decomposição de 60 dB do nível de pressão sonora do campo disperso a partir do instante em que a fonte de som produz o ruído é interrompida. O tempo de reverberação depende do volume e da capacidade de absorção sonora total do ambiente, de acordo com a relação (fórmula Sabine):

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O tempo de reverberação de um espaço ainda é considerado um indicador chave para o design acústico embora, por si só, não seja suficiente para definir de forma inequívoca todas as propriedades e as características acústicas do mesmo.

Os materiais fono-absorventes estão aptos para um bom desempenho num amplo espectro de frequências médias e altas (250-500 / 4000 Hz)*, no entanto, e para alcançar um amortecimento significativo de baixas frequências, é necessário a utilização de camadas mais grossas de material absorvente.

* FREQUÊNCIA: indicada em hertz [Hz] é o número de ciclos da forma de onda repetitiva por segundo. Quanto maior o valor, mais leve o tom (baixa - alta). A faixa de frequências que afetam a percepção auditiva do ouvido humano é de 20 a 20.000 Hz, sendo que as frequências entre os 125 e 8000 Hz são as que afectam particularmente a compreensão da língua falada.

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